Blog

Equilíbrio interior

Mindfullness-at-Work_Blog

Hoje em dia é muito comum ouvir as pessoas dizerem que estão estressadas. Como se não bastassem as pressões do dia a dia, vivem ansiosas, preocupadas com um futuro que nunca chega; enquanto fazem uma coisa, já estão a pensar no que fazer a seguir. A dificuldade para viver o presente – de corpo e alma – é enorme e isso é péssimo, pois além de desperdiçarmos energia, prejudicamos os nossos relacionamentos e a saúde – quando este estado se prolonga a ponto de se tornar constante, habitual, o nosso corpo sofre as consequências, como: dores musculares, baixa imunidade, gastrite, crises nervosas, etc. Sem falar nos problemas psicológicos e emocionais que podem ser agravados com esta situação, como depressão, fobias, síndrome do pânico…

As tarefas quotidianas são tantas que as relações pessoais tornam-se superficiais. Perdemos a capacidade de ouvir e, muitas vezes, até mesmo de receber, pois nunca estamos abertos e disponíveis de verdade. Conversamos “da boca para fora”, mas não estamos realmente presentes. Esta maneira desequilibrada de viver é uma epidemia, onde um influencia o outro, seja no trabalho, no trânsito… ou em casa, quando descarregamos na família toda nossa carga emocional desequilibrada.

Tudo isto tem de mudar! Comece hoje mesmo a questionar-se: “Quais as evidências e fundamentos dos meus medos? Como seria se eu pudesse realizar meu trabalho sem estar stressado? O que devo fazer para lidar melhor com o stress? Quais são as dificuldades e oportunidades? Quais são as minhas fraquezas e habilidades? Qual é meu plano de ação? Quais das tarefas que pretendo realizar hoje são realmente urgentes? Como delegar algumas? ”

O método
Para se chegar a estas e muitas outras perguntas “poderosas”, o trabalho de um coach profissional é muito importante! Ele utilizará as ferramentas, através do método do Life Coaching, para que o cliente descubra o melhor caminho e as ações necessárias para atingir suas metas e objetivos.
Coaching não é consultoria, aconselhamento ou terapia. Inclusive, há clientes que precisam, em vez de Coaching, de um psicólogo ou psiquiatra.

Portanto, um profissional que trabalha com Life Coaching irá fazer as perguntas essenciais que ajudarão o cliente a compreender a sua situação atual e a estabelecer um plano de ação objetivo, para que, a cada dia, possa dar um passo realmente significativo no processo evolutivo, alcançando seus objetivos na área profissional ou pessoal.

Não basta teoria. Parta para a ação!
Sem uma vida autocentrada, alicerçada no autoconhecimento, jamais conquistaremos o nível de equilíbrio interior e autorrealização com que tanto sonhamos!

victor-rebeloVictor Rebelo é comunicador e Life Coach.
Realiza sessões individuais de Life Coaching e mindfulness, assim como palestras e workshops em grupo para empresas e associações.
Contacto: editora.vivencia@hotmail.com

Anúncios